X recolhe dados dos utilizadores por padrão para treino do Grok
Desde que Elon Musk começou a apostar na IA generativa, com a xAI e o Grok, também começou a integrar o sistema diretamente com a rede social da X. Na realidade, os utilizadores que paguem pelo acesso ao Premium na X serão os que também podem ter acesso antecipado ao Grok.
No entanto, recentemente a X realizou uma mudança que pode vir a ser vista como controversa, a nível da privacidade e recolha de dados, usada para treino dos modelos de IA do Grok.
A plataforma social começou a fornecer uma nova opção, atualmente escondida através apenas de um link de acesso direto, onde os utilizadores podem controlar se os seus dados, publicações e conteúdos podem ser usados para treinar os modelos de IA da empresa e do Grok.
No entanto, esta alteração encontra-se a causar controvérsia porque encontra-se ativa por padrão. Ou seja, qualquer utilizador da X, ao simplesmente participar na plataforma, encontra-se também a ativamente fornecer os seus dados para treino dos modelos de IA do Grok.
As críticas encontra-se sobretudo no facto da opção estar ativa por padrão, e atualmente, a configuração apenas se encontra acessível via um link direto – não existe uma configuração nas opções da plataforma que permita aceder diretamente a tal conteúdo.
Além disso, essa opção apenas se encontra acessível via a versão web da X, não estando ainda disponível pelas aplicações em dispositivos móveis.
Os utilizadores que não pretendam a recolha de dados para treino dos modelos do Grok devem aceder a este link, e desativar a opção presente na mesma. Além disso, podem ainda selecionar a opção “Excluir histórico de conversa”, para remover todos os dados guardados nos sistemas da X.
O TugaTech tentou obter mais informações da X sobre esta recolha de dados ativa por padrão, mas a plataforma não possui um meio de contacto externo, e o único meio de comunicação que existia encontra-se a ser usado como resposta automática por parte de uma piada recorrente de Musk sobre meios de informação fora da X.