Apple deixa de assinar o iOS 17.6 e impede downgrade
A Apple lançou, de forma relativamente recente, o iOS 17.6.1 com o objetivo de corrigir um bug existente no sistema de Proteção Avançada de dados do iCloud. Esta atualização certamente que foi aconselhada de todos os utilizadores instalarem o mais rapidamente possível.
Para quem tenha feito o upgrade, agora deixa de ser possível voltar para a versão anterior do sistema. A Apple confirmou que vai deixar de assinar o iOS 17.6, impedindo assim os utilizadores de voltarem a instalar a versão antiga do sistema nos dispositivos.
Quem ainda tenha a versão 17.6 instalada, pode manter a mesma – ou atualizar. Esta medida apenas terá impacto para quem pretendia voltar para a versão anterior depois de instalar a mais recente. A Apple apenas permite que pacotes assinados do iOS sejam instalados, e quando uma deixa de o ser, também deixa de ser possível voltar ao mesmo.
A medida surge cerca de sete dias depois da atualização 17.6.1 ter sido lançada, período que foi dado apenas para garantir que falhas eventuais da atualização pudessem ser revertidas. Mas foi um período relativamente curto de tempo.
Com isto, a Apple pretende também levar os utilizadores a usarem apenas as versões mais recentes do sistema, e garantirem que os mesmos se encontram atualizados. A empresa ainda se encontra a trabalhar para lançar o iOS 18, algo que se encontra previsto de acontecer ainda durante este ano.