Apple vai permitir remover várias apps nativas do iOS na Europa
Em resposta à nova legislação europeia, mais concretamente a Lei dos Mercados Digitais, a Apple encontra-se a preparar novas alterações para a sua plataforma e sistemas. A partir de agora, os utilizadores na União Europeia vão poder remover algumas das apps nativas e padrão do sistema.
Entre as novas apps que os utilizadores poderão começar a remover dos seus dispositivos encontra-se a App Store, app de Mensagens e a Apple Photos. A medida vai chegar com o iOS 18, dando assim a possibilidade dos utilizadores removerem estas apps que, até agora, eram consideradas nativas do sistema e não podiam ser removidas.
Além disso, os utilizadores vão poder escolher outras apps para a mesma tarefa. Ou seja, os utilizadores terão a capacidade de escolher uma aplicação de chamadas, mensagens ou de galeria padrão invés de usarem as nativas da Apple. Isto inclui também apps de bloqueio de chamadas de spam, navegação e de tradução, embora estas estejam previstas de poder ser alteradas em 2025.
Uma grande parte das apps podem ser inteiramente removidas do sistema, sendo que a exceção vai aplicar-se apenas na app de Definições e de Telefone, que a Apple considera essencial para o funcionamento do sistema.
De relembrar que a Apple tem vindo a realizar várias mudanças na sua plataforma derivado das novas leis europeias, que aplicam novas medidas que o sistema da empresa necessita de seguir. Porém, estas alterações apenas irão ser aplicadas em utilizadores na zona europeia, sendo que as restrições ainda se aplicam em outros locais.