Autoridades francesas confirmam ataque informático ao Grand Palais e museus
Várias entidades em França confirmaram ter sido alvo de um ataque informático, o que inclui nomes como o Grand Palais e cerca de 40 museus. O ataque terá ocorrido durante o dia de Sábado, mas apenas agora foi confirmado pelas autoridades.
De acordo com as mesmas, o ataque encontra-se associado com a realização dos Jogos Olímpicos em Paris. Entre os museus afetados encontra-se o Louvre, que teve alguns dos seus sistemas internos afetados pelo mesmo.
O ataque aparenta ter sido realizado ao sistema interno financeiro das entidades, que conjuga as informações financeiras de várias instituições culturais em França. De acordo com a informação revelada pelas autoridades, o ataque terá sido de ransomware, onde dados dos sistemas foram encriptados e os atacantes encontram-se agora a pedir o resgate para obter novamente acesso aos mesmos.
As autoridades indicam ainda que a Grand Palais, uma das principais sedes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, também foi afetado pelo ataque. No entanto, as autoridades indicam que o ataque não causa problemas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 nem afetou dados associados com os mesmos.
A investigação do incidente ainda se encontra a ser realizada, mas para já não foram deixados detalhes sobre a origem do ataque – e não existe nenhum grupo de ransomware que tenha, até ao momento, confirmado o mesmo.