Brasil vai multar quem usar VPN para aceder à X
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a X vai ser bloqueada no Brasil, depois da plataforma de Elon Musk ter recusado seguir as ordens para apresentar um representante da empresa na região.
Embora existam alternativas para continuar a manter o acesso à X, a lei pode agora apertar as regras. Uma das formas de manter o acesso à X passa por usar uma VPN para tal, algo que começou também a ser partilhado pelas redes sociais como forma de se manter ativa a comunicação na plataforma.
Porém, Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), terá agora decretado que usar uma VPN para tentar contornar o bloqueio vai ser considerado ilegal, e quem for apanhado a realizar tal medida pode mesmo ter uma multa aplicada.
Quem for apanhado a usar uma VPN para continuar a manter o acesso à X pode enfrentar uma multa que atinge os 50 mil reais, ou cerca de 8 mil euros, por dia de acesso realizado. A multa pode agravar-se consideravelmente caso a prática seja mantida.
Isto aplica-se tanto a utilizadores individuais como a empresa, que tentem contornar o bloqueio.
As autoridades, no entanto, não deixaram detalhes de como irão determinar que os utilizadores se encontram a usar uma VPN para esta tarefa. A própria ideia de usar uma VPN será para ocultar os acessos feitos pelos utilizadores aos diferentes locais na internet, encriptando a ligação feita e fazendo parecer que a mesma é realizada de outros locais.
De relembrar que Elon Musk já confirmou que não vai seguir a ordem da STF, o que agora leva ao eventual bloqueio da plataforma – medida que deve acontecer nas próximas horas.