Brave Leo agora suporta modelos de IA locais

Brave Leo agora suporta modelos de IA locais

Os utilizadores do Brave podem usar o Brave Leo para integrarem IA no navegador, usando diferentes modelos que podem ser escolhidos. No entanto brevemente será também possível adotar modelos de IA locais, que não sejam apenas os fornecidos pela entidade.

No Brave 1.69 encontra-se disponível uma nova funcionalidade para utilizadores no Desktop, que permite aos mesmos usarem modelos LLM locais. O “Bring Your Own Model” (BYOM) permite que os utilizadores usem modelos LLM de forma local, sem que sejam os fornecidos no navegador por padrão.

Isto possui várias vantagens. A mais clara será a nível da privacidade, já que os dados deixam de ser enviados para servidores remotos para processamento, e passam a ser geridos apenas de forma local. Ao mesmo tempo, os utilizadores podem ainda configurar os modelos que pretendam de forma livre, integrando-o com as funcionalidades do navegador.

A funcionalidade esteve durante alguns meses disponível para teste no canal do Brave Nightly, mas encontra-se agora disponível para todos na versão estável. De momento apenas está previsto a disponibilização para utilizadores em desktop.