ClamAV lança nova versão 1.4 com várias melhorias

ClamAV lança nova versão 1.4 com várias melhorias

O ClamAV é um dos mais reconhecidos antivírus open Source, estando disponível para vários sistemas – e sendo particularmente usado em ambientes com sistemas Linux. A aplicação acaba de confirmar a chegada de uma nova versão, que vai contar com ainda mais novidades.

A nova versão do ClamAV 1.4 encontra-se agora disponível, sendo que esta marca o fim de suporte a pacotes Linux em 32 bits, adotando apenas pacotes em 64 bits para as futuras versões de sistemas operativos. Os utilizadores que ainda pretendam usar a nova versão em versões de 32 bits podem sempre optar por compilar o programa de raiz.

Esta versão chega ainda com suporte para pacotes ARM64 para Windows, bem como melhorias na extração de conteúdos ALZ e LHA/LZH.

Foram também realizadas melhorias no envio de instruções para processadores ARM64/aarch64, tanto em Windows como Linux, ao que se junta ainda melhorias nas mensagens do Freshclam sobre alertas. Foram também removidos alguns eventos redundantes que poderiam estar a ocupar recursos do sistema.

A documentação para o Freshclam também foi atualizada, tendo agora algumas melhorias e correções focadas para a nova versão. Foram também feitas otimizações do serviço do sistema, para tornar o processamento de dados mais eficiente.

A versão LTS encontra-se prevista de chegar este ano, sendo que também está agendada a descontinuação oficial da versão 0.103 LTS.