Crowdstrike pode agora vir a enfrentar os tribunais

Crowdstrike pode agora vir a enfrentar os tribunais

Recentemente o mundo verificou uma falha a nível global em vários sistemas Windows, sobretudo focados para empresas, depois do software de segurança da CrowdStrike ter sido atualizado incorretamente.

E agora, devido a essa falha, a empresa pode vir a enfrentar ainda mais problemas. Isto porque foi confirmado que vários investidores da CrowdStrike encontram-se agora a avançar com um processo nos tribunais contra a empresa, devido aos problemas causados pela falha na atualização do seu software.

Desde o dia 19 de Julho de 2024, quando a falha ocorreu, o preço das ações em bolsa da CrowdStrike caiu mais de 38%. A acusação aponta que a empresa possui falhas a nível da verificação e teste do seu software, apesar de indicar o contrário.

A acusação pretende receber compensação pelas perdas registadas desta falha, e que levaram à eventual descida dos preços das ações da entidade em bolsa – e que ainda se mantém em valores consideravelmente reduzidos face ao que estaria antes do dia 19.

Estima-se que a falha na atualização do CrowdStrike Falcon tenha causado mais de 8.500.000 sistemas Windows a apresentarem um ecrã de erro azul durante o arranque, e a terem de ser restaurados manualmente em cada um dos sistemas – processo que demorou bastante tempo a ser resolvido em algumas entidades, sobretudo as que possuem milhares de sistemas informáticos ativos com o software.

Embora a maioria das empresas já tenham recuperado os seus sistemas, esta situação certamente causou um grande impacto financeiro nas mesmas, e a nível do trabalho perdido durante as longas horas em que os sistemas ficaram inacessíveis.

A ação apresentada agora em tribunal afirma que a CrowdStrike falhou na promessa de qualidade para o seu software, e na forma como realiza os testes das atualizações antes das mesmas serem fornecidas para os utilizadores em geral. A entidade é acusada de não realizar os testes de forme eficiente, embora indique que os realiza para os investidores e clientes.

Até ao momento a CrowdStrike não deixou comentários sobre a acusação e o processo nos tribunais.