CrowdStrike responde à acusação da Delta Airlines
Recentemente a Delta Airlines foi uma das primeiras empresas a processar a CrowdStrike, derivado da falha na atualização do software que causou milhares de sistemas, a nível global, de iniciarem corretamente.
A falha ocorreu a 19 de Julho de 2024, quando milhares de computadores com o software de segurança CrowdStrike Falcon começaram subitamente a apresentar ecrãs azuis de erro, sendo impossível de iniciar o sistema. Além disso, a recuperação envolvia aceder manualmente a cada sistema afetado, para recuperar o mesmo.
Face aos problemas e prejuízos causados, a Delta foi uma das primeiras empresas a confirmar que iria processar a CrowdStrike pelo incidente. E agora, a empresa responde à acusação com mais detalhes.
De acordo com a Reuters, a CrowdStrike lamenta o incidente que ocorreu, mas demonstra-se igualmente desapontada com a resposta da Delta, considerando que as suas alegações são falsas e não correspondem ao que realmente aconteceu.
A Delta afirma que a falha da CrowdStrike terá levado ao cancelamento de 6000 voos, afetando mais de 500.000 clientes da empresa. Face aos problemas e prejuízos causados, a Delta pretende uma compensação monetária pela falha.
Porém, segundo a CrowdStrike, a Delta foi contactada pelos técnicos da CrowdStrike para ajudar na recuperação dos sistemas afetados, ao qual a transportadora não respondeu – sendo que o próprio CEO da Delta teria confirmado isso mesmo numa entrevista.
Além disso, a CrowdStrike afirma ainda que a medida da Delta é apenas uma forma de pressionar a empresa e que a acusação não possui mérito, tendo em conta que a transportadora terá recusado a ajuda quando foi necessário.