Elon Musk continua a usar a sua conta pessoal para apoio a Trump

Elon Musk continua a usar a sua conta pessoal para apoio a Trump

Durante os últimos dias, Elon Musk tem vindo a usar a sua plataforma X para incentivar a campanha de Donald Trump, e de acordo com os dados mais recentes, parece que o milionário pretende realizar ainda mais campanhas voltadas para o mesmo.

Musk confirmou o apoio da campanha de Donald Trump pouco depois da sua tentativa de assassinato faz pouco mais de um mês. Na altura, Musk indicou que iria apoiar Trump na sua campanha, o que envolveu não apenas a possível doação para a mesma, mas também várias mensagens de apoio onde a X esteve envolvida.

No entanto, Musk encontra-se a usar a sua influencia dentro da rede social que o mesmo adquiriu para encorajar ainda mais a campanha de Trump. Recentemente o mesmo indicou que iria realizar uma transmissão em direto onde Trump também iria estar presente, e claro, essa transmissão será realizada na X.

Com isto, e ainda mais com as recentes decisões, Musk encontra-se ativamente a usar a sua conta pessoal da X, e a levar também a empresa como um todo, para um incentivo na campanha de Trump. Esta medida terá começado a levantar questões de várias partes, sobretudo a nível da influencia que tais ações podem ter na campanha presidencial.

Ao mesmo tempo, Musk tem vindo a deliberar várias campanhas de ataque contra Biden e Kamala Harris, sendo que alguns dos seus ataques são igualmente baseados em informação incorreta, descontextualizada ou simplesmente enganadora, que mesmo sendo contradita com as próprias notas comunitárias da X, Musk não reconhece como tal – e acabam por cair no esquecimento, mas não sem antes causarem impacto para que as verifica.

Esta ideia de Musk difere consideravelmente das ideias antigas do mesmo. No passado, embora a SpaceX tenha ligações diretas com várias entidades governamentais nos EUA, Musk tinha referido que dever-se-ia manter um caminho neutro na política, algo que o mesmo agora encontra-se a ignorar por completo com a sua conta pessoal.

Ao mesmo tempo, as posições deixadas por Musk também começaram a cair sobre os olhares da Comissão Europeia. Recentemente, Thierry Breton também confirmou que Musk seria inteiramente responsável pela moderação de conteúdos associados com a transmissão em direto com Trump, e que qualquer desinformação ou conteúdos enganadores seria da responsabilidade do mesmo, e com possíveis penalizações para a X – sobretudo em afirmações que possam levar a ataques ou campanhas de violência.

Face a esta resposta, Linda Yaccarino, chefe executiva da X, referiu que a Comissão Europeia encontra-se a tentar alargar o alcance das suas leis para zonas que não fazem parte das suas ações, nomeadamente a nível político nos EUA. No entanto, a mesma não clarificou o facto que a transmissão, feita na X, seria transmitida a nível global, o que engloba também utilizadores que se encontram na União Europeia – e de onde a lei realmente se aplica.