Elon Musk volta a processar a OpenAI e Sam Altman
Não é a primeira vez que Elon Musk entra em guerra com a OpenAI, sendo que o milionário volta agora a processar a OpenAI e o seu cofundador, Sam Altman, em mais uma batalha legal.
Musk tinha processado a OpenAI e os dois cofundadores, Sam Altman e Greg Brockman, no passado por violarem as missões originais da empresa em criar IA focada para beneficiar a humanidade. Apesar de o caso ter sido deixado de lado, Musk volta agora ao ataque com um novo processo legal.
Na nova acusação, Musk afirma que Altman e Brockman enganaram o mesmo para investir na OpenAI durante os seus primeiros dias, sobre falsos pretextos. De relembrar que Musk foi um dos primeiros investidores da OpenAI, mas eventualmente viria a sair da entidade depois de alguns problemas internos com os cofundadores e ideias diferentes dos mesmos para o futuro da entidade.
Musk afirma que foi enganado pelos dois cofundadores, de forma a investir na criação da OpenAI, com a ideia que a entidade iria desenvolver um sistema seguro e transparente comparativamente a outras entidades voltadas para as receitas. A acusação indica que a ideia de Altman seria atrair investidores com o engodo de a OpenAI ser uma entidade sem fins lucrativos.
Esta acusação é bastante similar à que Musk tinha deixado em Junho, e que eventualmente viria a cancelar depois de terem sido apontadas várias falhas. Na altura, Musk deixou uma declaração contra a OpenAI que estaria cheia de falhas e falsas informações. Este novo processo pretende ser uma resposta direta e mais completa da mesma.
Ao mesmo tempo, Musk continua a afirmar que a OpenAI encontra-se distante das ideias originais de desenvolver uma tecnologia de IA que seja benéfica para a comunidade em geral. Invés disso, a empresa encontra-se a ser cada vez mais fechada, e a criar as suas tecnologias para benefício próprio.