Fundador da Temu torna-se a pessoa mais rica na China
Nos últimos tempos, a Temu tem vindo a tornar-se uma das principais plataformas de vendas online. Criada originalmente na China, esta plataforma ganhou destaque pelas suas campanhas agressivas de marketing, mas também pela aposta em produtos baratos e com entregas rápidas.
O sucesso da plataforma tem vindo a ser notado, e de tal forma que o seu fundador, Colin Huang Zheng, encontra-se agora na lista dos homens mais ricos da China. O mesmo conta com uma fortuna avaliada em mais de 48,6 mil milhões de dólares (44,5 mil milhões de euros), de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.
Colin Huang coloca-se assim no topo da tabela como sendo o homem mais rico da China, ultrapassando o anterior Zhong Shanshan, empresário conhecido por gerir a marca de águas engarrafadas Nongfu Spring.
Apesar dos valores milionários das suas fortunas, os dados também indicam que a tendência tem vindo a ser de queda. As receitas de ambos têm vindo a cair consideravelmente desde o inicio do ano, com Huang a perder 2.9 mil milhões de dólares e Shanshan com quase 20.3 mil milhões.
Embora Huang tenha ainda uma forte participação na empresa mãe que é gestora da Temu, a Pinduoduo, o mesmo não está atualmente como executivo direto da plataforma que ajudou a criar. Atualmente este encontra-se mais voltado para tarefas na área da investigação e do seu interesse pessoal.
Ao mesmo tempo, embora a sua popularidade tenha aumentado consideravelmente, a Temu também tem sido alvo de críticas, em parte pelas condições de trabalho fornecidas, mas também pela ideia que a empresa mãe da plataforma pode estar a usar a loja online como forma de propagar publicidade e até malware para dispositivos dos utilizadores.