Irão aperta regras contra centros de mineração ilegais de criptomoedas

Irão aperta regras contra centros de mineração ilegais de criptomoedas

O Irão encontra-se a intensificar as suas ações contra a mineração ilegal de criptomoedas, numa altura em que a região também se encontra a enfrentar problemas energéticos associados com o calor extremo sentido no pais.

As autoridades do Irão encontram-se a apertar as medidas contra centros de mineração ilegal de criptomoedas, que tendem a possuir elevados requisitos de eletricidade, numa altura em que o Irão se encontra a verificar graves problemas de fornecimento de energia, associados com as altas temperaturas que a região se encontra a verificar.

Os centros de mineração, segundo as autoridades, possuem um grande impacto no uso de eletricidade no Irão, e afetam negativamente a distribuição da mesma para os consumidores em geral. Durante as últimas semanas, várias regiões foram afetadas com cortes de energia, que estão diretamente associados a vagas de altas temperaturas – que já atingiram recordes na região.

Vários especialistas consideram esta vaga de calor como uma das mais drásticas dos últimos 50 anos, e tem vindo a causar graves problemas em vários setores. O da eletricidade é um deles, que se encontra a verificar picos de uso da rede, que acabam por causar problemas na distribuição e até cortes prolongados em várias cidades.

Mostafa Rajabi Mashhadi, executivo da principal fornecedora de energia do Irão, afirma que os centros de mineração ilegal de criptomoedas são um problema crescente nesta região, e que agora encontram-se a causar problemas na distribuição da energia.

As autoridades afirmam que muitos indivíduos têm vindo a aproveitar as baixas taxas de energia e a rede pública de fornecimento para criarem os seus centros de mineração ilegais, prejudicando ainda mais o problema.

Para incentivar até mesmo a população, as autoridades encontram-se a oferecer recompensas para quem identificar centros de mineração ilegais, e fornecer detalhes dos mesmos. Até agora, as autoridades afirmam ter apreendido mais de 230,000 sistemas usados para a mineração ilegal de criptomoedas.