Keytronic perdeu 17 milhões de dólares após ataque ransomware
Os ataques ransomware podem ter efeitos devastadores para as empresas, não apenas a nível das perdas de dados, mas também dos elevados custos associados. E isso pode confirmar-se com as recentes informações da empresa Keytronic, uma fabricante de dispositivos eletrónicos.
Esta entidade foi alvo de um ataque de ransomware, que segundo os documentos entregues às autoridades dos EUA, terá afetado as divisões no México e EUA, juntamente com os seus sites, no dia 6 de Maio. O ataque levou a vários atrasos de encomendas e a vários meios de contacto e linhas de produção da empresa a ficarem paradas durante dias.
De acordo com o relatório agora entregue às autoridades, a Keytronic afirma que o ataque de ransomware levou a perdas de aproximadamente 15 milhões de dólares em receitas, ao que se junta ainda 2.3 milhões de dólares gastos para voltar a retornar à normalidade.
Apesar das perdas imediatas, a empresa afirma que as encomendas que ficaram pendentes devido ao ataque de ransomware podem ser recuperadas, e espera-se que o valor seja recuperado para o ano fiscal de 2025.
Embora a entidade não tenha revelado a origem do ataque de ransomware, o grupo Black Basta teria confirmado o ataque, tendo disponibilizado alguma da informação roubada no seu portal da rede TOR.
Entre os dados roubados encontram-se vários conteúdos internos da entidade, de funcionários e de alguns dos clientes.
Este é apenas um exemplo de como um ataque de ransomware pode causar graves prejuízos para as empresas, ao que se junta ainda possíveis consequências legais associadas com o roubo de dados.