macOS Sequoia pode remover permissões sensíveis todas as semanas

macOS Sequoia pode remover permissões sensíveis todas as semanas

A Apple tem vindo a integrar novas medidas de segurança para o macOS Sequoia, e uma delas pode vir a garantir proteção contra apps que podem gravar o ecrã dos utilizadores.

O macOS Sequoia pode vir a requerer que os utilizadores tenham regularmente de aprovar as permissões para gravação do ecrã e de partilha do mesmo, em todas as apps instaladas que fazem uso dessas capacidades.

A mais recente versão Beta do sistema conta com esta novidade, onde apps que tenham a capacidade de gravar conteúdos do ecrã, ou de realizar a partilha dos mesmos, terão semanalmente de voltar a ser aprovadas para manterem essa funcionalidade.

A ideia será evitar que as apps possam obter a permissões, e usar a mesma de forma abusiva no futuro. Tendo em conta que os utilizadores teriam de aprovar o acesso todas as semanas, isto daria mais controlo ao mesmo – além de que impediria que certas aplicações se mantivessem com essa permissão durante bastante tempo.

Entre alguns dos exemplos de aplicações que podem ser afetadas por esta medida encontra-se o Zoom, Slack e Discord. Todas as semanas, as permissões seriam automaticamente removidas, e quando fossem necessárias, os utilizadores teriam de voltar a aprovar as mesmas – o que poderia ser feito diretamente pelo alerta de permissão do macOS.

Embora isto possa garantir mais segurança para os utilizadores, ao mesmo tempo pode levar a que os mesmos tenham de constantemente validar as permissões para usarem as apps como pretendem, o que pode ser um pouco incomodativo para alguns.