Malware espião descoberto em apps da Google Play Store
O Android é um sistema bastante extenso e aberto, o que também abre portas para os ciber criminosos aproveitarem para espalhar malware. Uma das formas de tal passa pela instalação de apps maliciosas, que de tempos a tempos podem surgir em diferentes fontes – ou até mesmo em plataformas oficiais como a Play Store da Google.
Recentemente, a empresa de segurança Kaspersky revelou ter descoberto um conjunto de apps maliciosas, que estariam a usar os dispositivos dos utilizadores para roubarem informação potencialmente sensível e privada. As aplicações encontravam-se infetadas com um malware conhecido como “Mandrake”, que possui como objetivo espiar os utilizadores e recolher dados dos seus dispositivos.
Algumas das aplicações encontravam-se disponíveis na Google Play Store, e teriam mais de dois anos desde o lançamento, mas desconhece-se se as versões mais antigas também teriam o malware ou se foram apenas feitas mudanças para tal nas versões mais recentes – uma técnica normalmente usada para evitar a identificação de malware em apps novas.
As apps em questão são:
- AirFS – File Sharing via Wi-Fi
- Astro Explorer
- Amber for Genshin
- CryptoPulsing
- Brain Matrix
Caso tenha alguma das aplicações instaladas no seu dispositivo, é recomendado que se proceda à sua remoção imediata. Além disso, recomenda-se cautela com os dados que podem ter sido recolhidos pelas mesmas, visto que podem englobar dados de login em diferentes plataformas ou até dados bancários.