Microsoft corrige atualização com problemas de Agosto no Windows Server
A Microsoft confirmou ter identificado e resolvido um bug que afetava a recente atualização de Agosto de 2024, disponibilizada para o Windows Server 2019. A atualização estava a causar alguns problemas, com utilizadores a reportarem falhas no arranque dos sistemas e outros problemas de desempenho depois de a atualização ser instalada.
A empresa terá confirmado a falha depois de uma longa lista de administradores de sistemas com o Windows Server 2019 terem confirmado problemas. Entre os problemas mais comuns encontravam-se quebras consideráveis de desempenho, e problemas no arranque do sistema operativo.
A Microsoft afirma que o bug estaria associado diretamente com a atualização, e que poderia ser mais sentida em sistemas com algumas proteções antivírus, que acabavam por realizar uma verificação consistente de alguns ficheiros em particular, levando a problemas de desempenho.
Isto poderia levar a problemas de desempenho do sistema em geral, desde elevado uso do processador, do disco e falhas de memória.
Esta falha apenas deve ter sido sentida por utilizadores nas versões do Windows Server, não afetando os utilizadores em versões domésticas como o Home ou Pro.
A correção para a falha foi lançada pela Microsoft pelo sistema Known Issue Rollback (KIR), sendo que terá sido aplicada automaticamente em todos os sistemas afetados, desde que não tenham sido configurados para desativarem essa funcionalidade, onde então os administradores necessitam de aplicar a correção manualmente.