Pavel Durov, fundador do Telegram, encontra-se detido em França
O fundador da plataforma de mensagens Telegram encontra-se atualmente detido em França, depois de ter sido associado com algumas ações que se encontram a ser realizadas dentro da plataforma que o mesmo controla.
Pavel Durov, o fundador e atual CEO do Telegram, terá sido recentemente detido pelas autoridades em França, depois de ter desembarcado no aeroporto de Bourget, no seu próprio avião particular.
A noticia sobre a detenção tem vindo a levantar várias ondas de críticas e de várias especulações sobre o ocorrido em diferentes plataformas, incluindo dentro do próprio Telegram.
Até ao momento, as autoridades em França não deixaram qualquer comentário relativamente à detenção. No entanto, algumas fontes apontam que a medida terá sido tomada devido à falta de moderação de conteúdos existentes no Telegram, bem como as várias negações de ajuda às autoridades por parte da plataforma – que o Telegram considera ser uma violação do direito da privacidade, e entre as quais encontra-se fornecer chaves privadas para acesso a conversas potencialmente ilegais a serem realizadas dentro da app de mensagens.
Tudo isto terá colocado Durov como um alvo das autoridades, sendo que o mesmo encontra-se agora diretamente relacionado a vários casos de tráfico e de lavagem de dinheiro, sobretudo pelas suas relações com o Telegram, plataforma que o mesmo controla e financia.
De relembrar que a popularidade do Telegram nos últimos tempos tem vindo a levantar também alertas para as autoridades, sobretudo pelo conteúdo que é transmitido pela plataforma e falta de moderação em vários casos reportados de ilegalidades cometidas pela mesma.
Durov é também um grande defensor dos direitos de privacidade dos utilizadores, bem como da encriptação, algo que tem sido discutido durante anos como parte dos fundamentos do Telegram – e que tem vindo também a causar algumas complicações para a plataforma junto de alguns governos.