Rufus: uma forma simples de personalizar a instalação do Windows
Embora a Microsoft tenha um programa que permite descarregar diretamente o Windows 11, existem muitos utilizadores que ainda gostam de ter controlo sobre a forma como instalam o sistema, ou até para aplicar algumas mudanças antes do processo propriamente dito de instalação.
A aplicação do Rufus é uma das mais conhecidas para permitir criar pens USB que podem ser usadas para instalar os mais variados sistemas operativos a partir de ficheiros de imagem de discos. Isto inclui, claro, o Windows 11.
No entanto, existem alguns “truques” escondidos dentro desta aplicação que podem tornar esse processo bastante mais simples e rápido.
Para começar, desde as mais recentes versões, o Rufus agora permite descarregar diretamente os ficheiros de imagem do disco para o Windows 11. Desta forma, os utilizadores não precisam de manualmente descarregar o ficheiro, sendo que o podem realizar diretamente da aplicação.
Para tal, basta selecionar a opção de “Transferir”. Com isto, uma nova janela será apresentada, onde os utilizadores podem escolher o Windows que pretendem descarregar – seja o Windows 10 ou 11.
Mas a utilidade da aplicação não fica por isso. Além de permitir o download, depois do ficheiro de imagem ser descarregado, os utilizadores podem ainda personalizar a experiência de instalação, removendo ou alterando algumas das configurações iniciais do mesmo.
Por exemplo, é possível, de forma simples e rápida, remover os limites aplicados pela Microsoft a nível da instalação do Windows 11 em sistemas com processadores não suportados. É também possível “saltar” algumas das configurações de privacidade que surgem no momento da instalação ou criar diretamente uma conta local.
Isto pode ajudar consideravelmente os utilizadores que pretendam criar uma pen de arranque para instalar o Windows 11, mas não pretendam ter de passar por todo o processo de configurar o mesmo para não ser um ponto de recolha de dados, ou para instalar o sistema em computadores mais antigos.
Se costuma instalar o Windows 11 de forma regular, dê uma vista de olhos no Rufus. De relembrar que o site oficial do projeto é https://rufus.ie/ – existem algumas variantes maliciosas desta aplicação em campanhas diversas, portanto tenha sempre atenção ao local do download.