Rússia bloqueia aplicação de mensagens encriptadas Signal

Rússia bloqueia aplicação de mensagens encriptadas Signal

A entidade gestora das comunicações na Rússia, e que controla a internet local na região, a Roskomnadzor, confirmou ter aplicado um bloqueio da aplicação Signal. A entidade afirma que a aplicação de mensagens encriptadas encontrava-se a violar as leis russas de anti-terrorismo e anti-extremismo.

A entidade afirma que, com efeitos imediatos, o acesso à aplicação encontra-se agora restrito, devido aos conteúdos em violação da lei local, e que estariam a ser propagados livremente dentro da mesma.

De relembrar que o Signal é uma aplicação conhecida pela sua segurança na troca de mensagens, encriptando todos os conteúdos de forma segura entre as conversas.

Esta confirmação da Roskomnadzor surge depois de vários utilizadores na Rússia terem reportado falhas no acesso às plataformas da Signal durante toda a semana, o que poderia encontrar-se relacionado com o bloqueio agora aplicado.

Por sua vez, a Signal também confirmou o bloqueio, tendo referido que o tráfego a partir da Rússia foi praticamente todo bloqueado. Para tentar contornar o bloqueio, a plataforma recomenda ativar a função de contornar a censura, dentro das configurações.

A Signal afirma ainda que encontra-se a trabalhar em novas funcionalidades, focadas em evitar que países possam aplicar medidas de censura para a aplicação, com nova formas de contornar as mesmas diretamente da app.

De notar que o bloqueio de apps de comunicação na Rússia não é algo inteiramente novo. Apps como a Discord, Microsoft Team, Telegram, Threema, Viber, WhatsApp, e WeChat já se encontravam bloqueados no país, sendo que agora Signal encontra-se também nessa lista.

Também várias plataformas de VPN foram bloqueadas pelo mesmo motivo. Em parte, estes bloqueios são aplicados como forma de censura, e para evitar que os cidadãos russos tenham acesso a informações fora das fontes oficiais do governo de Putin – que usa os seus meios de comunicação locais para espalhar desinformação sobre várias notícias.