TikTok continua a negar qualquer relação com governo da China
O TikTok encontra-se atualmente numa batalha com o governo dos EUA, que pode levar mesmo ao bloqueio da plataforma de vídeos em toda a região norte-americana. Por um lado, o governo dos EUA acusa o TikTok de manter relações com o governo da China, via a empresa mãe da Bytedance. No entanto, a plataforma social continua a negar tais acusações.
O Departamento de Justiça dos EUA considera que o TikTok pode ser visto como uma ameaça para a segurança nacional, tendo em conta as alegadas ligações entre a plataforma e o governo da China. As autoridades consideram que o TikTok encontra-se a recolher dados dos cidadãos norte-americanos, com a possibilidade dos mesmos serem enviados para o governo da China.
No entanto, apesar destas acusações, o TikTok e a ByteDance continuam a rejeitar tais alegações. A ByteDance veio recentemente reforçar que todos os servidores do TikTok encontram-se alojados em solo americano, e que nenhuma informação é partilhada diretamente com os sistemas da empresa na China.
Além disso, a rede social continua a indicar que não existem provas concretas de que tal recolha de dados esteja a ser realizada e partilhada com o governo da China, sendo que o Departamento de Justiça dos EUA não terá apresentado qualquer confirmação ou prova de tal atividade.
Apesar disso, caso não se chegue a uma resolução, o TikTok encontra-se ainda na possível lista de bloqueio dos EUA, e pode vir a ser efetivamente banido da região em 2025 – embora o processo legal possa arrastar mais algum tempo esse bloqueio.