Tumblr pretende migrar milhões de blogs para WordPress
Quando foi a última vez que acedeu a um blog no Tumblr? Se a resposta for de anos, possivelmente não é o único. A plataforma que, em tempos, foi reconhecida por ser um ponto de origem para memes da internet, não conta agora com a mesma popularidade.
No entanto, em 2019, a plataforma foi adquirida pela Automattic, os donos do WordPress.com. O negócio foi avaliado em 3 milhões de dólares, e tinha como objetivo melhorar a plataforma para a criação de conteúdos e para aumentar as receitas da mesma.
No entanto, agora parece que a Automattic decidiu mover os conteúdos do Tumblr para o WordPress. Em comunicado, a empresa confirmou que vai mover todo o backend do Tumblr para usar a mesma infraestrutura que o WordPress.
A entidade afirma que esta medida não vai tornar o Tumblr em WordPress, mas vai mover toda a plataforma para funcionar na base do mesmo.
“Adquirimos o Tumblr para beneficiar das suas diferenças e pontos fortes, não para o enfraquecer. Adoramos a experiência de publicação simplificada do Tumblr e a sua atual direção de produto”, explica o comunicado. “Não estamos a mudar isso. Estamos a falar de executar o backend do Tumblr no WordPress. Nem sequer vai notar a diferença a partir do exterior”, observou.
A Automattic afirma que a mudança vai ter as suas vantagens, permitindo gerir melhor a criação de funcionalidades para ambas as plataformas. Ao mesmo tempo, também irá ajudar os utilizadores a poderem migrar muito mais rapidamente do Tumblr para um blog completo em WordPress, caso assim o pretendam.
No entanto, a ideia é uma coisa, e realizar a mesma é outra. Atualmente existe mais de mil milhões de blogs criados no Tumblr, pelo que a tarefa de mover todos para a base do WordPress certamente não será algo fácil de realizar.
Na realidade, isto é algo que a empresa parece estar ciente, tendo referido que “Estamos a falar de uma das maiores migrações técnicas da história da Internet. Algumas pessoas pensam que é impossível. Mas nós dizemos: ‘desafio aceite’”.
Para já, a Automattic não deixou detalhes sobre o prazo em que espera realizar esta mudança, embora se possa acreditar que venha a demorar bastante tempo – até possivelmente anos.
De relembrar que, embora a Automattic tenha adquirido a plataforma com a intenção de criar receitas, o Tumblr continua a perder dinheiro, com os dados a apontarem para perdas anuais de 30 milhões de dólares. A plataforma tem vindo a investir em novas funções para incentivar o uso de funcionalidades pagas, mas mesmo assim encontra-se longe de ser rentável para a entidade.