Ubuntu vai realizar mudanças no kernel usado em novas versões
A Canonical confirmou recentemente uma considerável mudança no Ubuntu, que vai afetar o kernel usado pelo sistema a partir da versão do Ubuntu 24.10.
Esta nova versão do Ubuntu encontra-se prevista de ser lançada em Outubro de 2024, e vai ser a primeira onde será feita uma mudança a nível da versão do kernel usada no sistema. Com a medida, as novas versões do Ubuntu vão começar a usar a mais recente versão do kernel que esteja disponível na altura do lançamento, invés de adotarem uma versão “segura” – que por vezes encontra-se também no fim de suporte.
A ideia será fornecer aos utilizadores o kernel mais recente, melhorando a compatibilidade e desempenho em geral, bem como corrigindo algumas falhas importantes a nível de segurança. Porém, o uso de uma versão mais recente do kernel também acarreta os seus riscos, tendo em conta que a mesma não foi testada largamente e pode conter bugs.
Até agora, o Ubuntu era conhecido por adotar uma postura mais “segura” a nível do kernel, optando por versões mais antigas, mas mais estáveis. Esta alteração vai contra essa ideia, existindo o risco de problemas surgirem.
Com isto, o Ubuntu 24.10 deve ser lançado com a versão do kernel 6.11, que é esperado para meados de Setembro de 2024.
A alteração tem sido alvo de debate da comunidade, com uns a considerarem que poderá ser um risco adotar as versões mais recentes do kernel de imediato, enquanto outros apontam que irá trazer melhorias em geral, com um risco relativamente baixo.