Venezuela bloqueia acesso à X por dez dias
A Venezuela confirmou que a X, rede social de Elon Musk, encontra-se agora banida da região. Esta medida terá sido aplicada diretamente por Nicolás Maduro, que acusa a plataforma de violar as leis locais.
Nicolás Maduro acusa sobretudo Musk de usar a plataforma como “esconderijo” para as suas atividades, considerando ainda que este terá sido o responsável pelo recente ataque ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Além do bloqueio no acesso à X, Maduro terá ainda confirmado que vão ser aplicadas outras penalizações para a rede social.
De acordo com várias fontes, o bloqueio foi aplicado de forma imediata em praticamente todas as operadoras nacionais da Venezuela, sendo que a única forma atualmente de aceder à plataforma na região encontra-se através do uso de uma VPN.
Para já, o bloqueio será apenas aplicado de forma temporária, sendo que a direção de Maduro aponta que o mesmo será mantido por 10 dias. De relembrar que Musk e Maduro têm sido bastante confrontados depois das eleições no pais.
Ainda no inicio desta semana, Maduro considerou que as redes sociais estavam a ser usadas para incitar o ódio e violência dentro da Venezuela, tendo mesmo apelado a que toda a população remova o WhatsApp dos seus dispositivos – visto ser uma das formas de partilha de desinformação e conteúdos de ódio.