Windows 11 remove limitação no uso das webcams
O Windows 11 conta com algumas restrições que nem todos compreendem o motivo para existirem. Uma delas encontra-se a nível da webcam, que por padrão, apenas uma aplicação pode aceder à mesma de cada vez.
Ou seja, se os utilizadores quiserem usar a webcam, ao mesmo tempo, em mais do que um programa, o Windows 11 simplesmente não permite que tal aconteça. Esta limitação poderia ser vista como algo artificial, tanto que a Microsoft parece ter confirmado isso mesmo com as recentes builds.
A nova build 26120.1542 do Windows 11, que se encontra disponível para os utilizadores do programa Insider no canal Dev, conta com uma nova funcionalidade que vai permitir usar a webcam em mais do que uma aplicação ao mesmo tempo.
A funcionalidade encontra-se apelidada de “Multi-app Câmera”, e permite que o stream de vídeo seja transmitido para mais do que uma app ao mesmo tempo. Isto pode ter várias utilizações, entre as quais encontra-se a também aplicações de ajuda para pessoas com deficiência auditiva e visuais, que podem usar essa função com outras aplicações no sistema.
Esta build conta ainda com uma nova opção para configuração básica da webcam, que tenta usar configurações padrão simples para colocar as webcams a funcionar corretamente – e que pode ajudar a resolver eventuais problemas de compatibilidade.