Windows Recall para Windows 11 vai começar a chegar em Outubro

Windows Recall para Windows 11 vai começar a chegar em Outubro

A Microsoft confirmou que a controversa funcionalidade do Windows Recall vai começar a ser lançada para sistemas Copilot+ em Outubro.

Esta funcionalidade foi algo que a Microsoft revelou para o futuro dos sistemas focados em IA, onde a mesma é usada para “relembrar” todas as tarefas que foram feitas no Windows. A funcionalidade usa IA em sistemas Copilot+ para recolher todas as tarefas que os utilizadores realizam dentro do Windows, apresentando as mesmas como uma linha de tempo.

Na altura em que a Microsoft revelou o Windows Recall, o mesmo foi rapidamente alvo de duras criticas tanto a nível da privacidade como da segurança. De um lado, existe quem considere que esta recolha de informação vai ser uma dor de cabeça para gerir a nível da privacidade, com o potencial de dados sensíveis também serem armazenados. Por outro, existem ainda questões sobre a forma como os dados podem ser usados por malware para recolher informação sensível.

A Microsoft garante que todos os dados do Windows Recall permanecem armazenados apenas de forma local, mas ainda assim, isso não aliviou os receios dos problemas. Tanto que a empresa teve de reverter os planos para lançar a funcionalidade, indicando que iria focar-se em realizar algumas melhorias.

Agora, a empresa volta a tentar relançar a novidade com algumas melhorias. De acordo com o blog do Windows, a funcionalidade vai começar a chegar aos sistemas compatíveis durante o mês de Outubro – inicialmente para os utilizadores dentro do programa Insider.

Ao mesmo tempo, a Microsoft afirma que foram feitas melhorias ao sistema para garantir que vão de encontro com o feedback obtido pela comunidade, e que mais detalhes serão revelados em breve sobre as mesmas.