Windows Recall retorna em Outubro, mas pode ser completamente removido
Quando a Microsoft revelou a nova funcionalidade Recall para o Windows 11, focada para sistemas Copilot+, as críticas a nível da privacidade e segurança desta função foram rapidamente lançadas pela comunidade.
Na altura, a Microsoft decidiu adiar o lançamento da funcionalidade, para permitir realizar alguns ajustes. No entanto, agora parece que a função vai oficialmente ficar disponível, sendo que a empresa já tinha confirmado que o Recall voltaria aos sistemas em Outubro.
Para relembrar, o Recall é uma funcionalidade do Windows 11, que realiza a captura de tudo o que os utilizadores realizam no sistema, e pode usar IA para rapidamente recordar alguma tarefa ou informação. Como se pode imaginar, rapidamente as críticas surgiram à possibilidade de problemas na privacidade e até segurança de tal medida, com a Microsoft a garantir que todos os dados do Recall permanecem apenas de forma local e encriptados.
O Windows 11 24H2 deve trazer a funcionalidade de volta para computadores Copilot+, no entanto, a empresa afirma que esta não vai encontrar-se ativa por padrão. Além disso, os utilizadores terão a capacidade de remover completamente o Recall do sistema, tendo em conta que esta é uma funcionalidade opcional do mesmo.
Anteriormente, o Recall apenas poderia ser desativado, e não completamente removido do Windows 11.
A Microsoft espera que estas melhorias possam vir a ajudar a garantir a privacidade e segurança dos dados, bem como controlo dos mesmos por parte dos utilizadores do Windows 11.