X decidiu encerrar escritórios no Brasil após pedidos de censura

X decidiu encerrar escritórios no Brasil após pedidos de censura

A rede social de Elon Musk, a X, confirmou que vai encerrar os escritórios da empresa no Brasil, devido a medidas de censura que o governo local estaria a tentar aplicar na plataforma.

Esta medida surge depois de Elon Musk, e a sua plataforma, terem negado seguir uma decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil. Esta decisão teria sido transmitida pelo ministro Alexandre de Moraes, e indicava uma multa e possível pena de prisão para o responsável pelo escritório da X no Brasil.

Esta medida surgiu depois da empresa ter negado seguir ordens de censura para a sua plataforma. Como resposta, o governo do Brasil teria avançado com uma queixa legal contra os escritórios da empresa, e mais concretamente, a pessoa responsável pelo mesmo.

A X afirma que, embora os escritórios da X no Brasil não tenham controlo sobre os conteúdos publicados na plataforma, o governo local teria optado por avançar com ameaças contra os funcionários da empresa. A X afirma ainda que, para proteger todos os funcionários na região, terá optado por encerrar os escritórios da mesma no pais.

mensagem da X sobre caso

Embora os escritórios da X tenham sido encerrados no Brasil, a aplicação e todas as suas plataformas ainda irão encontrar-se disponíveis.

De relembrar que Moraes tinha decretado que a X deveria remover publicações e suspender contas associadas com campanhas de ódio e antidemocráticas, algo que a X não seguiu. Apesar desta medida da X, vários analistas apontam que a mesma será um meio errado de processo, e que a empresa deveria contestar a decisão de remover conteúdos, invés de retirar completamente as operações do Brasil.

Esta medida pode levar a que a plataforma seja inteiramente bloqueada do Brasil, o que teria um grande impacto tanto para os utilizadores na mesma, como também para a X, tendo em conta que uma grande percentagem de utilizadores da plataforma encontram-se no Brasil.