AforroNet continua inacessível por “acesso não autorizado”
Faz alguns dias que a plataforma do AforroNet encontra-se inacessível, apresentando apenas uma mensagem no acesso a indicar que se encontram a ser feitas melhorias a nível de segurança da mesma.
Agora, existem novos detalhes sobre os acontecimentos que levaram a esta indisponibilidade. De acordo com o jornal Expresso, o AforroNet, da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), encontra-se indisponível devido a um acesso não autorizado na infraestrutura.
Isto terá permitido que terceiros tivessem acesso a dados pessoais existentes na infraestrutura do AforroNet, mas até ao momento ainda se desconhecem detalhes sobre a extensão do incidente ou a quantidade de dados que podem ter sido comprometidos.
Em comunicado, a entidade afirma que “Todos os serviços associados às contas de aforro estão assegurados através da rede dos CTT”, lamentando ainda os inconvenientes causados por esta indisponibilidade.
Embora os detalhes sobre o incidente ainda sejam desconhecidos, a investigação já se encontra a ser realizada. Ao mesmo tempo, a entidade afirma que não se tratou de um ataque informático, e que o mesmo terá sido um caso único. No entanto, por questões de segurança, foi decidido suspender o acesso aos dados do portal.
A entidade sublinha ainda que serão feitas melhorias a nível da segurança, e que não existe qualquer risco para as aplicações financeiras realizadas na plataforma.
Alguns utilizadores da plataforma tinham recebido, nos dias anteriores à indisponibilidade, uma mensagem de email a solicitar a recuperação da senha. Esta mensagem indicava que, por questões de segurança, era necessário realizar a recuperação dos dados de acesso.
Quem pretenda realizar alterações nos seus certificados, necessita agora de se dirigir a uma lojas físicas dos CTT.