Apple enfrenta multa milionária a menos de um dia da revelação do iPhone 16
A Apple está a menos de um dia de ter a revelação dos seus próximos produtos no mercado, onde se espera que o iPhone 16 seja uma das grandes revelações. No entanto, na mesma altura em que o novo dispositivo chega ao mercado, é possível que a Apple enfrente uma nova multa.
A Comissão Europeia espera revelar a 10 de Setembro a decisão final sobre a investigação da Apple, alegadamente por fuga aos impostos. Caso a empresa seja considerada culpada, pode ter de pagar quase 14 mil milhões de dólares como multa final, um valor milionário tendo por base as receitas da empresa.
Esta pode ser a decisão final de uma investigação de quase oito anos entre a Apple e as autoridades da Irlanda, onde a empresa é acusada de fugir ao pagamento de 100 mil milhões de dólares em taxas na região.
A decisão pode ter um grande impacto para a Apple, tanto a nível financeiro como da própria imagem da empresa. Portanto, é igualmente apontado que um dos motivos para a Apple ter decidido realizar o evento numa segunda feira (algo anormal para a empresa) terá sido para evitar a atenção da possível multa.
Caso a multa fosse aplicada antes do evento da Apple, isso poderia prejudicar a imagem da empresa e retirar o foco dos novos produtos que a mesma iria apresentar. Obviamente, o resultado da decisão final da investigação europeia ainda é desconhecido, portanto não se sabe se a Apple realmente terá de pagar a multa.
Além disso, a Apple também terá agendado o dia 9 para evitar que fosse no mesmo dia em que se realiza o debate presidencial nos EUA, o que poderia retirar o destaque do evento e dos produtos que a empresa possui para revelar.
De notar que, caso a multa de 14 mil milhões de dólares seja realmente aplicada à Apple, esta pode ser uma das maiores multas de sempre aplicada a uma empresa por fuga aos impostos.