Apple suspende atualização do iPadOS 18 após dispositivos bloqueados
A Apple suspendeu a atualização para o iPadOS 18 nos iPad Pro com o chip M4, depois de terem surgido relatos de vários utilizadores a ficarem com os dispositivos bloqueados depois da atualização ser realizada.
De acordo com os relatos, depois do iPadOS 18 ser instalado, os utilizadores deixam de conseguir aceder aos seus dispositivos, seja pelos meios convencionais seja pelos de recuperação. Este problema aparenta afetar apenas as unidades do iPad Pro com o chip M4.
A única forma de resolver a falha passa por levar o dispositivo para um centro de suporte da Apple, de forma a ter o mesmo avaliado.
Vários utilizadores confirmaram o problema, tanto nos fóruns de suporte da Apple como a partir do Reddit, indicando que não será um problema isolado. Um utilizador afirma que o dispositivo simplesmente se desligou durante a atualização, e que não voltou a ligar de nenhuma forma.
Um utilizador afirma ter contactado a loja da Apple, onde se confirmou que o dispositivo está efetivamente bloqueado, e que seria enviado para investigação à empresa. No entanto, neste caso em particular, o utilizador afirma que a Apple não forneceu nenhuma unidade de substituição, mesmo tendo o Apple Care.
Alguns utilizadores indicam que os problemas parecem ter começado a surgir mais para quem tenta atualizar diretamente do iPadOS 17.6.1 para o iPadOS 18, sem passarem primeiro pelo iPadOS 17.7. No entanto, a situação não parece ocorrer para todos os utilizadores – com relatos também de quem teria os dispositivos atualizados antes de se realizar a instalação do iPadOS 18 e a terem verificado o mesmo problema.
A Apple terá confirmado o problema, sendo que colocou o iPadOS 18 em pausa para todos os dispositivos reportados como tendo falhas. Isto pode prevenir que mais utilizadores instalem a atualização e tenham os seus dispositivos bloqueados. A empresa indica ainda que irá realizar uma investigação do que poderá estar a acontecer, e recomenda os utilizadores afetados a fornecerem os seus dispositivos num centro de reparações oficial da Apple.