Apple vai ter de pagar 13 mil milhões de euros em impostos na Irlanda
Depois de ter revelado os novos produtos durante o evento de ontem, a Apple encontra-se agora nas notícias por outro caso: uma multa milionária que foi aplicada pelo Tribunal Europeu.
O Tribunal de Justiça da União Europeia terá rejeitado o recurso da Apple, que seria o final, sobre a fuga de impostos da empresa na Irlanda. A Apple encontra-se agora condenada ao pagamento de uma multa de 13 mil milhões de euros pelas práticas ilegais no país onde se realiza a sua faturação.
O caso remota a 2016, quando as autoridades começaram a investigar as possíveis práticas de fuga aos impostos por parte da Apple na Irlanda. Na altura, as autoridades consideravam que a Apple não estaria a fazer os pagamentos necessários face às sua receitas.
Este caso tem vindo a arrastar-se durante os anos, com a Apple a impor recursos para tentar contornar o pagamento da multa. Na altura, até mesmo Donald Trump teria criticado a posição da Comissão Europeia, e mais concretamente a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, acusando a mesma de prejudicar as empresas estrangeiras.
Na altura, Vestager indicava que a Apple mantinha um “contrato amoroso” com a Irlanda, que lhe permitia obter benefícios fiscais. Em 2020, o caso chegou ao Tribunal Geral, que deu razão à Apple. No entanto, a Comissão Europeia recorreu da decisão, sendo que o resultado é agora conhecido.
O resultado será que a Apple terá de pagar 13 mil milhões de euros em impostos à Irlanda.