Bluesky regista um milhão de novos utilizadores em apenas três dias
Desde que as autoridades no Brasil decidiram bloquear a X, depois de Elon Musk ter sido alertado para tal, parece que uma das plataformas que mais tem vindo a crescer foi a Bluesky. Esta é vista como uma das alternativas mais populares no Brasil, e isso confirma-se pelos números.
Três dias depois do bloqueio ter sido revelado, o Bluesky ganhou quase 1 milhão de novos utilizadores. A grande maioria dos registos encontram-se a ser feitos a partir do Brasil, e é uma tendência que parece estar para continuar no futuro.
Muitos olham para o Bluesky como uma alternativa direta da X, fornecendo praticamente as mesmas funcionalidades ou até mais. A confirmação foi deixada pela conta oficial da plataforma, que confirmou o elevado número de registos, e ainda deixou o “meme” de que a app era agora “brasileira”.
Ao mesmo tempo, também se verifica um aumento considerável de utilizadores do Brasil a realizarem o registo no Threads e no Mastodon, embora os dados oficiais de ambas as plataformas não tenham sido reveladas. No caso do Mastodon, como se trata de um sistema baseado em servidores diferenciados, pode ser mais complicado de quantificar números de novos utilizadores.
Do lado do Threads, a Meta não revelou ainda dados sobre os novos registos feitos na sua plataforma desde que a X foi bloqueada no Brasil.
Muitos consideram o Bluesky como um sucessor espiritual da X, em parte devido à sua interface bastante similar à da X, mas também porque a plataforma foi fundada por um dos cofundadores do Twitter, Jack Dorsey.
Tendo em conta que muitos utilizadores ainda se encontram no processo de transição, é bastante provável que estes números venham a aumentar ainda mais durante os próximos tempos.