Botão de controlo da câmara no iPhone 16: o que é possível de realizar?
Os novos modelos do iPhone 16 contam com um novo botão dedicado na estrutura, que a Apple apelida de “Camera Control” – e como o nome indica, será focado para usar durante a captura de conteúdos com a câmara.
Este encontra-se localizado na parte lateral do dispositivo, logo abaixo do botão de energia. O botão é sensível ao toque, e pode realizar um conjunto de ações dentro do sistema, com base no gesto realizado no mesmo.
Durante o evento da Apple, a empresa revelou algumas das funcionalidades que o mesmo vai suportar, mas vamos analisar em mais detalhe o que é realmente possível com esta novidade.
A Apple afirma que o botão de controlo da câmara pode funcionar no modo paisagem ou retrato, e dependendo do gesto e pressão aplicados, pode realizar diferentes ações ou seleções dentro do sistema, mais concretamente:
- Clique único – Abre a Câmara (ou um aplicativo de terceiros).
- Clique único, Câmara aberta – Tira uma foto.
- Clique e segure – Abre a Câmara e inicia uma gravação de vídeo.
- Pressionar levemente – Abre controlos como zoom. Este botão também travará o foco e a exposição para reenquadrar fotos sem perder o foco.
- Pressionar levemente duas vezes – Abra o menu de visualização da câmara para escolher diferentes controlos, como exposição ou profundidade de campo.
- Deslizar – Alterne entre as opções de ajuste disponíveis e também altera parâmetros como zoom, exposição ou profundidade de campo quando um controlo é selecionado.
O botão conta com uma forte integração ao sistema da Apple, e, portanto, pode ser usado tanto com a app nativa da câmara no iPhone como também com apps de terceiros que requeiram acesso a esta.
Quando a Apple lançar a Apple Intelligence, este botão pode ainda ser usado para rapidamente ativar funcionalidades visuais da IA da Apple, como a capacidade de identificar objetos, realizar traduções e outras atividades visuais de forma mais rápida.
Este pode ainda ser usado por programadores com as suas apps, para rapidamente realizarem diferentes ações dentro das mesmas, portanto não ficará limitado apenas para as apps nativas da Apple.