Cinco carteiras “congeladas” de Bitcoin fizeram movimentações 15 anos depois
Existem algumas carteiras de criptomoedas de Bitcoin que se encontram “congeladas” no tempo, tendo sido usadas pela última vez na altura em que o termo ainda não era vulgarmente usado no dia a dia.
Estas carteiras foram criadas na altura em que Satoshi Nakamoto ainda se encontrava ativo na rede. Recentemente, algumas destas carteiras foram novamente ativadas e registaram-se movimentações nas mesmas, indicando algumas mudanças consideráveis.
Em 20 de Setembro, cinco carteiras usadas para mineração em 2009, e que tinham recebido 50 BTC na altura, começaram recentemente a mover os fundos das mesmas.
Uma das carteiras recebeu o prémio inicial a 29 de Janeiro de 2009, com outras três a receberem a 31 de Janeiro de 2009. A última carteira teve o registo a 2 de Fevereiro de 2009.
Não se sabe exatamente quem controla estas carteiras. A comunidade focada no Bitcoin rapidamente começou a analisar as transações, mas não existe uma indicação clara de qual pode ser a origem. Alguns apontam que pode ser algum utilizador antigo que conseguiu obter acesso a um disco que teria a carteira, mas não existe forma de comprovar.
Existe ainda quem acredite que estas carteiras podem pertencer a Nakamoto, mas não existem igualmente provas de tal. De relembrar que Nakamoto não é atualmente conhecido, e tem vindo a manter-se oculto de todo o foco desde muito cedo no mercado, depois de ter criado os primeiros blocos de bitcoin.