Dispositivos da Xiaomi vão passar a suportar apenas apps de 64 bits
A Golden Label Alliance confirmou que vai começar a aplicar novas regras que podem afetar algumas apps disponíveis para dispositivos OPPO, vivo e da Xiaomi. A organização, que gere algumas das politicas associadas com apps no Android, pretende agora que se comece a realizar a transição para aplicações apenas de 64 bits.
Esta medida pretende acompanhar o que foi aplicado em plataformas como as da Google Play Store, deixando de lado apps desenvolvidas apenas para sistemas de 32 bits. A ideia será permitir que as aplicações possam tirar o máximo de proveito dos recursos existentes no sistema, e das suas capacidades.
Com esta medida, algumas das plataformas que fazem parte da Golden Label Alliance, onde se inclui as lojas de aplicações dedicadas da Xiaomi, OPPO e vivo, deixam assim de suportar apps que tenham sido criadas apenas para versões de 32 bits do sistema. Os programadores que ainda tenham apps neste formato devem começar a receber um email, informando que as mesmas foram removidas das plataformas.
De acordo com a entidade, a 23 de Agosto de 2024, cerca de 99.29% das aplicações usadas em dispositivos da OPPO, vivo e Xiaomi eram de 64 bits. No entanto, isso ainda deixa quase 4000 apps de fora, algumas das quais podem ser consideradas como importantes.
A maioria dos programadores devem já ter atualizado as suas aplicações para este novo formato faz bastante tempo, portanto nenhuma medida será necessária nesses casos. Esta alteração afeta apenas quem ainda disponibilizava apenas apps em formato de 32 bits.