Empresa de segurança Dr. Web alvo de ataque informático
A empresa de segurança Doctor Web (Dr.Web), sediada na Rússia, teve recentemente de desativar vários sistemas usados pela entidade, depois de ter sido confirmado que os mesmos teriam sido alvo de um ataque.
A empresa confirmou que foi alvo de um ataque informático, que afetou vários dos sistemas internos da entidade. Como medida de prevenção, a empresa desativou todos os sistemas durante a investigação do incidente.
De acordo com o comunicado, a medida foi realizada depois de ter sido identificado um acesso não autorizado aos sistemas internos da entidade, que pode ter sido usado para aceder a dados internos e recolha de informação.
Tendo em conta que muitos dos seus sistemas foram desativados, a empresa teve ainda de suspender todas as atualizações de bases de dados de vírus, fornecidas aos clientes do software antivírus da mesma.
Os clientes, ao tentarem atualizar as suas bases de dados, poderiam receber uma mensagem a informar que o download das atualizações não foi concluído corretamente.
O ataque teria começado no dia 14 de Setembro, sendo que a empresa rapidamente tomou medidas para controlar o mesmo. A entidade sublinha ainda que nenhum cliente da entidade, ou que usa o software da mesma, foi afetado pelo ataque.
A entidade voltou a disponibilizar atualizações para o seu antivírus e aos seus clientes na terça feira, sendo que a situação encontra-se ainda a ser analisada. Até ao momento não foram revelados novos detalhes sobre o ataque, embora a empresa afirme que nenhum sistema ou dados dos clientes foram afetados.