Empresa mãe da Cortefiel e Springfield alvo de ataque informático
A empresa espanhola Tendam, gestora das lojas Cortefiel e Springfield, foi recentemente alvo de um ataque informático. O ataque aconteceu durante a semana passada, sendo que foi realizado pelo grupo Medusa.
Segundo o mesmo publicou na sua página na dark web, foram roubados cerca de 720 GB de dados da empresa, que incluem vendas da mesma e dados pessoais de funcionários e clientes. Foi ainda exigido o pagamento de 800 mil euros para evitar a publicação dos dados.
Ao portal El País, a entidade refere que se encontra a investigar o incidente, sendo que a informação disponível ainda é limitada. No entanto, não fica deixada de parte a possibilidade de dados dos clientes terem sido afetados com o ataque, sendo que os sistemas comprometidos poderiam conter dados dos mesmos.
A empresa afirma que, depois de ter identificado o ataque, tomou todos os procedimentos para limitar o mesmo, contendo os sistemas afetados e prevenindo que se propagassem dentro da rede interna da empresa.
A marca afirma que o ataque não terá causado perturbações nos sistemas usados nas lojas da marca, sendo que continuam a funcionar na normalidade.