Europol encerra plataforma de comunicação criminosa Ghost

Europol encerra plataforma de comunicação criminosa Ghost

A Europol e várias autoridades em diferentes países confirmaram ter desmantelado a rede de comunicações conhecida como “Ghost”, que era usada por vários grupos criminosos para tráfico de droga e lavagem de dinheiro.

A plataforma do Ghost fornecia várias funcionalidades focadas em privacidade e segurança, bem como formas de encriptar os conteúdos enviados pelas mesmas, tendo como foco facilitar as comunicações entre criminosos. A plataforma recebia regularmente atualizações voltadas para facilitar as comunicações e negócios ilegais, mantendo os conteúdos e dados dos utilizadores em segurança.

A plataforma era usada diariamente para a venda de produtos ilegais, sem controlo, sendo que se encontrava em forte expansão. A plataforma fornecia-se como uma subscrição, sendo que os utilizadores que pagassem a mesma teriam acesso a um dispositivo dedicado para conversas.

As autoridades descobriram durante uma investigação da rede que a maioria dos servidores da plataforma encontravam-se localizados em França e na Islândia, com os responsáveis da mesma a residirem na Austrália, e vários bens a estarem localizados nos EUA.

A investigação das autoridades levou a que 51 pessoas fossem detidas como parte do envolvimento na rede, ou o seu desenvolvimento, bem como na venda e compra de produtos pela mesma.

Além de desmantelarem a rede de comunicações, as autoridades também encerraram as atividades de vários laboratórios de droga, e apreenderam mais de 1 milhão de euros em dinheiro dos suspeitos.

Catherine De Bolle, Diretora Executiva da Europol, afirma que “Hoje deixamos claro que não importa o quão escondidas as redes criminosas pensem que estão, elas não podem escapar do nosso esforço coletivo. As autoridades policiais de 9 países, juntamente com a Europol, desmantelaram uma ferramenta que era uma tábua de salvação para o crime organizado sério. Esta operação é o que a Europol faz: transformar a colaboração em resultados concretos reunindo as pessoas, ferramentas e conhecimentos certos para abordar todos os aspectos desta operação complexa. O trabalho realizado faz parte do nosso compromisso contínuo de combater o crime organizado onde quer que ele opere. Quero estender minha gratidão a todos os nossos parceiros globais que desempenharam um papel vital para tornar esta operação um sucesso.”