Falha crítica da Nvidia pode permitir roubo de dados em certos sistemas

Falha crítica da Nvidia pode permitir roubo de dados em certos sistemas

Se possui uma gráfica da Nvidia, sobretudo em ambientes profissionais, recomenda-se que atualize de imediato os drivers, tendo em conta a descoberta recente de uma vulnerabilidade, que pode permitir aos atacantes terem total controlo do sistema.

A falha encontra-se associada com os drivers da Nvidia, e mais concretamente o Container Toolkit, sendo que pode permitir a determinados softwares maliciosos ou utilizadores obterem a capacidade de enviar comandos para o sistema de forma abusiva.

A falha CVE-2024-0132 foi classificada com uma gravidade de 9.0 em 10,e  afeta todas as versões do Container Toolkit até à 1.16.1, bem como a Nvidia Operator até à 24.6.1. A empresa lançou a correção do problema durante esta semana, com a chegada da Container Toolkit (v1.16.2) e Nvidia GPU Operator (v24.6.2).

Estes pacotes são sobretudo usados em sistemas que tenham como foco plataformas cloud e de processamento de dados de IA. Os investigadores responsáveis pela descoberta afirmam que 33% dos sistemas cloud possuem uma versão vulnerável do Nvidia Container Toolkit.

A falha foi identificada e a empresa alertada no dia 1 de Setembro, sendo que a Nvidia confirmou a falha no mesmo dia. Se explorada, a falha pode permitir que os sistemas sejam comprometidos, e que dados sensíveis nos mesmos possam ser acedidos ou modificados.

Isto pode acontecer em várias situações onde o software vulnerável seja usado, incluindo em tarefas rotineiras dos sistemas, ou quando funcionários que usam os mesmos são enganados para executarem certos comandos ou acederem a certos conteúdos nos mesmos.

Por agora, os investigadores não revelaram muitos detalhes sobre a falha, possivelmente para permitir que todos os sistemas sejam atualizados antes de serem conhecidos detalhes. No entanto, não se acredita que a falha fosse do conhecimento público e estivesse a ser usada para ataques.