Falha descoberta em chaves Yubikey permite clonagem das mesmas

Falha descoberta em chaves Yubikey permite clonagem das mesmas

Os utilizadores que tenham as chaves físicas de autenticação da YubiKey devem ficar atentos a uma nova vulnerabilidade, que pode ser usada para potencialmente clonar a chave.

As chaves YubiKey são uma das mais conhecidas chaves físicas, que podem ser usadas para autenticação em duas etapas, e que garantem uma camada adicional de segurança – visto que é necessário estar fisicamente próximo das mesmas para realizar o login em plataformas que as suportam.

Existem várias famílias de chaves YubiKey, como a YubiKey 5, YubiKey Bio, Security Key, e YubiHSM 2. A falha agora descoberta afeta praticamente todas as chaves que tenham o firmware anterior à versão 5.7, ou 5.7.2 no caso da YubiKey Bio e 2.4.0 para a YubiHSM 2.

Os criadores da YubiKey classificam a falha como sendo de gravidade “moderada”, indicando que é necessário ter acesso físico à chave original para que a clonagem possa ser realizada, além de equipamento especializado para tal e bastante conhecimento técnico. No entanto, com estes pontos, a chave pode ser efetivamente clonada ou replicada.

A piorar a situação, o firmware de modelos mais antigos da chave não pode ser atualizado. Ou seja, quem tenha modelos mais antigos das YubiKey não terá a possibilidade de receber a correção do problema sem ser comprando uma versão mais recente com firmware atualizado.

Embora a falha possa permitir a clonagem das chaves, tendo em conta a complexidade, será um processo improvável de ocorrer para a maioria dos utilizadores. Pode, no entanto, ser uma forma de clonagem usada para ataques mais direcionados contra alvos específicos.