Google cria acordo milionário para obter o “pai” da IA
A Google acaba de realizar um investimento surpresa, focado em trazer um novo talento do mundo da IA para a mesma. O investimento envolve quase 2.7 mil milhões de dólares, e pretende ser um acordo para colocar na Google o especialista Noam Shazeer, pioneiro nas tecnologias de IA.
A ideia será aproveitar os conhecimentos de Noam Shazeer para reforçar a posição da Google no mercado da IA, criando novas formas de usar a tecnologia para a plataforma. Ao mesmo tempo, a medida surge numa altura em que a Google encontra-se a tentar ganhar ferozmente nome dentro do mercado da IA.
Shazeer é considerado um dos pais da IA, tendo fundado a empresa Character.ai, e criador do artigo “Attention is All You Need”, algo que muitos consideram ser a origem da procura por IA generativa no mercado.
Em 2021, Shazeer saiu da Google depois de quase 20 anos na mesma, na altura por alegadamente ter-lhe sido recusada a ideia de lançar um chatbot focado em IA – algo que a Google via como perigoso e que poderia lançar respostas inadequadas.
Agora, com este investimento, a Google passa a poder usar as tecnologias que Shazeer desenvolveu para a sua própria entidade, algo que pode ajudar a melhorar as tecnologias de IA do Gemini e das suas plataformas. O engenheiro passa também a fazer parte da equipa de IA da Google, onde vai supervisionar alguns dos trabalhos da empresa neste campo.
Embora o acordo possa parecer algo invulgar, a realidade é que várias outras empresa no mercado, como a Microsoft, Amazon e OpenAI também realizaram os mesmos com outras entidades no passado, com o objetivo final de atrair novos nomes de peso para as suas plataformas, e ajudar a desenvolver as tecnologias de IA para todos os clientes das mesmas.