Google escapa a multa milionária da Comissão Europeia
O Tribunal Geral da União Europeia decidiu retirar uma multa que tinha sido anteriormente aplicada à Google, num valor total de 1.49 mil milhões de euros. Esta multa tinha sido aplicada pela Comissão Europeia derivado de uma investigação sobre as práticas da empresa no mercado.
Em causa encontrava-se a acusação de que a Google teria abusado da sua posição dominante no mercado da publicidade online, promovendo os seus próprios produtos e serviços, em deterioramento de outros de terceiros.
O caso durava faz mais de cinco anos, mas chega agora ao final, com o Tribunal a considerar que foram realizados erros na avaliação, e como tal, a multa foi assim retirada.
De notar que o caso pode ainda continuar, sendo que a Comissão Europeia pode recorrer da decisão, e neste caso, a decisão final será tomada pelo Tribunal de Justiça da UE.
De relembrar que a Google recebe uma grande parte das suas receitas sobre o sistema de publicidade que fornece, e que se encontra disponível por milhares de sites na internet. Esta é uma das principais fontes de receita da empresa, e desde 2003 que tem sido o pilar dos serviços da empresa.
É também importante ter em conta que esta seria apenas uma das multas que a Google poderia enfrentar, sendo que ainda existem outras duas, totalizando um valor final de 8.25 mil milhões de euros.