Google Play Store vai fornecer novas funções para apps instaladas fora da loja
A Google confirmou que vai lançar uma nova funcionalidade para a Play Store, permitindo aos programadores terem uma nova forma de facilitar a tarefa de quem costuma instalar apps fora da plataforma oficial da Google.
A nova API Play Integrity vai começar a permitir identificar quando uma aplicação nos dispositivos Android é instalada fora da Play Store, mas esteja oficialmente na plataforma da Google.
Existem várias formas de como este sistema pode ser usado. Para começar, os programadores podem integrar a API nas suas aplicações, para realizar ações especificas nas apps quando for identificado que esta foi instalada fora da Play Store – por exemplo, apresentar uma mensagem de alerta para que a instalação seja feita pelo formato oficial.
Além disso, será também possível que a Play Store tenha assim uma nova opção para permitir, de forma simples, que os utilizadores possam instalar e atualizar as aplicações de fora da Play Store diretamente por esta.
Uma app instalada fora da Play Store pode apresentar dentro da plataforma da Google uma nova opção, que permite modificar e atualizar a mesma diretamente por esse local. Desta forma, a app externa pode ser rapidamente atualizada para a app oficial que esteja na plataforma da Google.
Embora muitas aplicações estejam disponíveis fora da Play Store, a experiência com as mesmas pode ser diferente do formato habitual. Isto porque estas aplicações não possuem uma interligação direta com algumas das APIs da Google, o que pode causar falhas e erros nas mesmas.
Em casos mais graves, estas aplicações podem mesmo ser adulteradas ou constituir um risco para os utilizadores em geral.
Existem já alguns programadores, sobretudo de jogos, que estão a integrar esta nova API nas suas criações, portanto será possível que venham a surgir em novas apps no futuro.