Google remove função de cache das pesquisas
Faz algumas semanas que a Google tinha feito alterações na forma como a funcionalidade de “cache” era oferecida no motor de pesquisa. Esta função permitia aceder a uma versão arquivada dos sites diretamente da Google, tendo em conta a última vez que o site foi acedido pelos bots da plataforma.
Esta função foi, nas últimas semanas, modificada para dar destaque ao uso da plataforma Way Back Machine como forma de analisar a cache antiga dos sites, sendo que os resultados de pesquisa começaram também a indicar um link direto para essa plataforma.
Agora, a Google parece ter oficialmente descontinuado a função de cache da pesquisa. Os utilizadores que tentem aceder à cache de um site diretamente pela Google devem agora ser direcionados para a pesquisa da mesma. Além disso, os anteriores links usados para aceder à cache deixaram de funcionar.
A lista de alterações recentes da Google também indica essa mudança, considerando agora a “cache:” como uma funcionalidade antiga e desativada.
Desta forma, os utilizadores que pretendam aceder a versões antigas de um website são agora direcionados para a plataforma do Wayback Machine, de forma a verem os conteúdos antigos do mesmo.
Esta função era bastante útil para aceder a conteúdos que deixaram subitamente de ficar disponíveis, ou a sites que não estariam a carregar corretamente. No entanto, era também de prever que, tendo em conta as mudanças feitas recentemente pela Google, o sistema fosse eventualmente ser descontinuado.