Instagram vai obrigar ao uso de controlos parentais para menores de 16 anos
O Instagram encontra-se a aplicar medidas para controlar a forma como menos de idade podem usar a plataforma, dando agora mais controlo aos tutores legais dos mesmos. A plataforma confirmou que, para todas as contas de menores de 16 anos, é agora necessário ter um controlo parental ativo.
Ou seja, com esta nova medida, os utilizadores que tenham uma conta do Instagram, e tenham também menos de 16 anos, devem ter associado o controlo parental na mesma para poderem continuar a usar a plataforma. Esta medida vai ser brevemente implementada para todas as contas de menores na plataforma – mesmo para quem antes não tinha este controlo ativo.
Ao ativar este controlo parental, as contas passam a ficar sujeitas a medidas de privacidade mais rigorosas, e passam ainda a ter controlos mais apertados para o uso do Instagram e dos conteúdos apresentados aos mesmos.
Os pais ou tutores legais podem ainda controlar os conteúdos que os menores de idade podem aceder dentro da plataforma, bem como várias outras configurações.
Esta medida, segundo a Meta, foca-se em fornecer mais privacidade e segurança para os utilizadores menores de idade e jovens na plataforma. No entanto, ainda pode não conseguir resolver todos os problemas apresentados pelos críticos, que indicam que a Meta coloca as suas receitas à frente da segurança dos jovens.
Entre algumas das limitações das contas dos menores de idade encontra-se o bloqueio do envio e receção de mensagens de estranhos, ou pessoas sem autorização dos pais para envio das mensagens, bem como medidas mais apertadas para os conteúdos sensíveis apresentados na plataforma.
Com o controlo parental ativo, os pais terão ainda a capacidade de ver com quem o menor de idade está a falar, no entanto, não terão acesso aos conteúdos das mensagens. Terão ainda acesso aos tópicos verificados pelos utilizadores dentro da plataforma, bem como ativar outras funcionalidades para limitar o uso da mesma.
A Meta afirma que, com esta medida, os pais terão mais controlo sobre a forma como os jovens usam as suas contas na plataforma, melhorando a experiência dos mesmos.
A plataforma afirma ainda que vai começar a aplicar medidas para identificar contas de jovens que tenham mentido na criação das mesmas sobre a idade. A empresa espera começar a integrar IA para identificar contas de jovens e menores de idade que tenham colocado datas de nascimento incorretas, avaliando as suas interações na plataforma, seguidores, entre outros pontos.
Esta medida vai começar a ser aplicada a todas as contas de jovens no Instagram a partir de hoje, mas pode demorar ainda vários meses a chegar a todos os países onde a plataforma se encontra disponível.