Intel teria negado compra por parte da ARM

Intel teria negado compra por parte da ARM

Faz algum tempo surgiram rumores que a Intel poderia ter recebido uma proposta de compra, de nada mais nada menos que a ARM. No entanto, embora as duas gigantes tenham estado em supostas conversações, parece que o negócio não vai para a frente.

De acordo com algumas fontes, a ARM teria tentado entrar em conversações com a Intel, de forma a realizar a compra de parte da empresa, nomeadamente no negócio dos processadores. O design de chips seria um dos interesses da ARM, o que engloba a divisão de processadores da Intel, e uma das principais fontes de receitas da marca.

No entanto, a Intel terá sido clara na resposta, indicando que a empresa “não se encontra à venda”. Embora nenhuma das partes envolvidas comente, não se sabe se existe alguma conversa ainda ativa no momento, mas claramente a Intel não parece interessada em vender a sua parte mais lucrativa.

Na realidade, a ARM pode não ter sido a única com planos para uma possível compra de parte da Intel. Alguns rumores também apontam que a Qualcomm teria entrado em contacto com a Intel para a possível negociação, mas que esta também terá recebido uma resposta negativa para tal.

Os rumores sobre a possível venda da empresa começaram a surgir depois da apresentação dos relatórios financeiros da mesma, que indicaram quedas acentuadas das receitas – sobretudo numa altura bastante frágil para a mesma. A Intel encontra-se a enfrentar uma grande competição no mercado, com os rivais a ganharem cada vez mais terreno.

Esta queda das receitas estaria na origem do despedimento de quase 15 mil funcionários da empresa nos últimos meses, e de vários planos de restruturação internos.

Embora a ARM tenha o seu foco para o licenciamento de processadores para dispositivos móveis e da IoT, parece que a empresa encontra-se agora à procura de novas formas de expandir o seu negócio, que pode envolver adotar novos mercados e arriscar em novas aventuras – e pretendia começar pela Intel para tal.