iOS 18 reduz desempenho dos dispositivos para conservar bateria
O iOS 18 veio trazer várias novidades para o sistema da Apple, ao mesmo tempo que também era esperado que fosse otimizar as tarefas dos utilizadores nos dispositivos. No entanto, para quem tenha atualizado, parece que se encontra agora a verificar um retrocesso nas capacidades dos mesmos.
Vários utilizadores, depois de instalarem o iOS 18, reportaram que o sistema estaria mais lento do que o habitual. Algumas tarefas no mesmo eram consideravelmente mais lentas, algo que veio também a confirmar-se com os valores dos benchmarks realizados antes e depois da atualização.
Para comprovar isso mesmo, o youtuber Geekerwan decidiu colocar um iPhone 15 Pro Max com o iOS 17 e o iPhone 14 Pro Max com iOS 18 ao teste. Os resultados são claros: a Apple decidiu reduzir o desempenho geral do sistema com o iOS 18, possivelmente para garantir uma maior autonomia aos dispositivos.
Mesmo que o iPhone 15 Pro Max tenha um desempenho mais elevado que a versão da geração anterior, a diferença na versão do sistema operativo é suficiente para ter impacto no desempenho final.
Usando a aplicação Geekbench 6, o iPhone 15 Pro Max com o iOS 17 teria 2999 pontos em teste single core. Mas depois de atualizado para o iOS 18, passou para os 2885 pontos. Isto deve-se ao facto do iOS 18 ter alterado a frequência máxima que o sistema pode atingir.
Ou seja, o processador necessita de mais tempo para usar frequências de clock mais elevadas, prejudicando o desempenho. Isto possui a vantagem de permitir aos dispositivos terem uma autonomia ligeiramente superior.
No entanto, a crítica principal encontra-se no facto da Apple ter decidido alterar este parâmetro do sistema sem informar os utilizadores, ou até para fornecer uma forma dos mesmos desativarem a alteração da frequência. Invés disso, a Apple decidiu fazer a mudança no sistema de forma silenciosa e para todos.