iPhone 16 é a nova aposta da Apple com novidades únicas
Uma das grandes novidades da Apple acaba de ser apresentada no seu evento anual: o iPhone 16. A versão tão aguardada do dispositivo encontra-se oficialmente confirmada pela empresa, e traz consigo várias melhorias e novidades de destacar.
A empresa revelou durante o evento a nova linha do iPhone 16 e iPhone 16 Plus, que a empresa refere terem sido construídos de raiz para tirar total proveito da “Apple Intelligence”, o sistema de IA da empresa.
O iPhone 16 conta com um novo botão lateral capacitivo, que pode ser usado para realizar mais rapidamente algumas tarefas, como captar vídeos e fotos através da app da câmara. A empresa apelida o botão de “Camera Control”, sendo que chega agora na versão base do iPhone.
A empresa sublinha ainda que o ecrã foi desenhado com um dos vidros mais resistentes de sempre, protegendo o mesmo de riscos e quedas. O iPhone 16 conta com um ecrã de 6.1 polegadas, enquanto que o iPhone 16 Plus conta com um ecrã de 6.7 polegadas.
O botão de controlo da câmara é sensível ao toque, pelo que pode ser pressionado com diferentes forças para realizar diferentes ações. Por exemplo, um ligeiro toque pode ser feito para focar a câmara, e o pressionar mais forte captura o conteúdo.
É ainda possível deslizar o dedo pelo botão para realizar zoom. A Apple encontra-se ainda a integrar um conjunto de funcionalidades de IA que podem ser acedidas diretamente por este botão de atalho.
Dentro de apps que tenham a câmara em uso, o botão pode ser usado para diferentes ferramentas que permitirão um melhor controlo na captura de conteúdos, até mesmo quando a app oficial da câmara do iOS não esteja a ser usada.
As fotos capturadas pelas lentes do iPhone 16 também devem contar com várias melhorias, sendo que a empresa destaca um conjunto de novas lentes e um sensor de 48 MP, para capturar todos os detalhes. O iPhone 16 é ainda capaz de capturar vídeos em 3D e fotos, que podem depois ser usadas no Apple Vision Pro.
O botão de ação no iPhone 16 permite trazer algumas das funcionalidades que anteriormente estava voltadas apenas para os modelos Pro na linha de base. Esta é a primeira vez que a empresa realiza esta mudança, e certamente que se irá aplicar para futuras gerações do dispositivo.
A nível de desempenho, o iPhone 16 conta com o chip dedicado A18 da Apple, que a empresa garante ser 30% mais rápido que a geração anterior do A16 Bionic, presente no iPhone 15. A empresa sublinha ainda que o chip terá capacidade de usar algumas das funções de IA da empresa de forma local, e através da cloud usando o sistema seguro de transferência de dados da empresa.
Foram ainda feitas melhorias internas a nível do arrefecimento, que permite o uso prolongado do dispositivo sem impacto no desempenho final. Estas melhorias devem ajudar também a manter a bateria saudável durante mais tempo, até mesmo com atividades intensas no dispositivo.
Falando da bateria, a empresa também refere que o iPhone 16 conta com uma bateria mais larga, e que vai aumentar a sua autonomia. No entanto, não foram deixados detalhes sobre a capacidade final – teremos de esperar pelos primeiros youtubers a desmontar a unidade para saber.
Como era de esperar, a empresa referiu um grande destaque para as suas atividades de IA, com a Apple Intelligence, sendo que algumas funções vão sendo disponibilizadas durante os próximos meses. No entanto, o sistema deve começar por ficar disponível apenas para utilizadores nos EUA e com os dispositivos configurados para o idioma em Inglês.
O iPhone 16 e iPhone 16 Plus vão encontrar-se nas lojas a partir de 799 e 899 dólares, respetivamente, com as pré-encomendas a começarem esta semana.