MKBHD criticado pela nova app de wallpapers Panels

MKBHD criticado pela nova app de wallpapers Panels

Marques Brownlee, um reconhecido youtuber focado em tecnologia, lançou recentemente uma nova aplicação. No entanto, este lançamento foi rapidamente alvo de críticas, em parte devido a ser visto como uma app desnecessária de baixo esforço para tentar recolher fundos dos utilizadores.

MKBHD recentemente lançou a aplicação Panels, que permite aos utilizadores acederem a wallpapers exclusivos para os seus dispositivos. No entanto, a aplicação rapidamente foi alvo de críticas por parte da comunidade, com muitos apelidando a mesma de um “baixo esforço” para recolher dinheiro.

Para começar, a app encontra-se disponível por subscrição, tendo o custo de 49.99 dólares por ano, ou 11.99 dólares mensais. Existe um acesso gratuito, com algumas limitações e com publicidade, mas mesmo neste os utilizadores criticam o facto da publicidade ser demasiada.

Existem ainda críticas à recolha de dados feita pela aplicação, que segundo a App Store, pode aceder à localização dos utilizadores e a outras informações pessoais que não seriam totalmente necessárias para uma app deste formato.

Brownlee veio oficialmente responder às criticas, tendo indicado na sua conta da X que as permissões de acesso aos dados não foram intencionais, e realmente existia uma recolha mais elevada do que era necessário desta informação – algo que já se encontra a ser avaliado para correção. Brownlee afirma que a maioria dos pedidos encontravam-se relacionados com os sistema de publicidade que a aplicação usa, e não diretamente pela app.

Ao mesmo tempo, Brownlee afirma que vai reduzir a frequência com que a publicidade aparece aos utilizadores das contas gratuitas dentro da app. Serão ainda feitas melhorias a nível da distribuição dos ganhos da aplicação com os artistas, que desenvolvem os walpappers.

No entanto, mesmo com estas respostas, a comunidade continua a deixar duras críticas, tanto pelo facto de ser considerada uma app desnecessária para a grande maioria, como pelo preço.